7 de dezembro de 2008

Primeiras palavras


Quer seja consciente ou inconscientemente, o que é certo é que a nossa princesa já diz algumas palavritas... além do seu dialecto próprio claro. A primeira foi, e sem sombra de dúvida, "papá", para orgulho do meu mais que tudo. Seguiu-se um "mamã", disfarçado e que surgia essencialmente quando estava muito chateada, agora já surge mais naturalmente (felizmente!!!), mais recentemente surgiu o Xi= sim, que é geralmente acompanhado por um frenético abanar de cabeça. O "não" é mais gestual, ou seja, geralmente não passa de um energético e elucidativo esbracejar apesar de de vez em quando surgir, do nada, um "na...na", e mais recentemente ainda, ou seja hoje, surgiu mais uma palavra para acrescentar ao dicionário da minha pequena princesa, "tata"= batata... frita de preferência. Falar começa a ser um grande desafio para a nossa Sofia Alegria, mas o mais impressionante é que ela já percebe a grande maioria das coisas que lhe dizemos e já consegue distinguir a entoação de uma questão, para a seguir responder com um "Xi" ou um abanar de braços com o sentido negativo... é claro que, como mãe babada que sou, estou mais que orgulhosa desta evolução, rodeada de felicidade com que a minha filhota linda me presenteia diariamente.

1 comentário:

Gasparzinha disse...

Cada dia uma novidade, é uma evolução constante. Cá por casa há muitos gestos e muito palrar mas falar quase nada!
Beijinhos