29 de abril de 2010

Update!!!


Isto já anda para ser feito há algum tempo!!! Tenho-me desleixado um bocado com as actualizações das aventuras e diabruras da minha Sofia Alegria... por isso aqui vai um apanhado geral... Se bem que é muito difícil ser rigorosa... porque ela faz tantas que nos deixam boquiabertos, que muitas delas infelizmente acabam por cair no esquecimento! Mas entre as tantas que ela faz estão... o agarrar num livro tal e qual como se o estivesse a ler e começar a inventar a história, quando não quer dormir e lhe dizemos que lhe vamos virar as costas, ela agarra-se a nós e diz:"então vou-te contar uma história... e começa... ultimamente as historias além de serem povoadas com príncipes e princesas têm também a participação especial dos cavalos!! Ganhou uma adoração especial por estes pequenos grandes bichos... e perdeu o medo por completo!! Anda em ânsias para ir para a escolinha, passa a vida a dizer que quando fizer 3 anos também vai para a escolinha brincar com os meninos! Aprendeu o que é o castigo, no caso dela, sentar no puff pequenino, sem brinquedos, sem televisão e sem poder sair dali... acho que esse é o pior castigo que se lhe pode dar... obriga-la a ficar quieta!! Geralmente o castigo deriva de birras do tamanho do castelo, ou por nos desobedecer propositadamente... digo-lhe que tem de ficar ali a pensar no que fez, passado um bocado de muito berreiro, pede desculpa e diz que não volta a fazer... se sou eu que a ponho no castigo, sou eu que a tiro, se for o pai, o mesmo! Quando sai acalma ao nosso colo, pede muita vez desculpa, dá-nos muitos beijos e começou à pouco tempo a dizer que nos ama muito!! Derretemos como é óbvio!!! Mas também aprendeu a dizer que não gosta de nós quando a contrariamos! Começou a descobrir outros desenhos animados, deixou um pouco de lado a kitty e o Noddy, para passar a ficar fixada (apesar de ser pouco tempo!) no Mickey e companhia, Bob o construtor, e mais ainda num DVD que temos, (que já não me lembro o nome!) que ensina inglês a crianças de 1 a 3 anos... fica completamente fascinada!!! Repete as palavras em inglês e em português! O hino da selecção já não lhe passa ao lado! E cada vez que o ouve.. lá está ela, com o seu inglês Sofiês!! Continuamos o treino da paciência com sucesso!! "Sofia a mãe dá-te uma goma, se esperares que a mãe volte sem a comer, dou-te duas!!" A primeira vez não resultou lá muito bem... meteu-a logo na boa e virou-se para mim: "já está mãe, podes dar-me outra?"... mas agora... entretém-se a ver os bonecos, a brincar, dá-lhe umas lambidelas... mas espera sempre que eu chegue... aos poucos vou aumentando o tempo de espera... li numa reportagem que as crianças que se conseguem controlar, tornam-se adultos mais organizados e metódicos... não só é um jogo didáctico como também me dá uns minutos para fazer algumas coisitas que com ela demoram mais!

Sem comentários: